sim

Mais atrasada do que a noiva, acabei entrando em uma igreja católica recentemente para prestigiar um casamento. Se não fosse o padre d...


Mais atrasada do que a noiva, acabei entrando em uma igreja católica recentemente para prestigiar um casamento. Se não fosse o padre dizer ‘O que Deus uniu, o homem não separa’, talvez este acontecimento tivesse passado despercebido aqui no blog. Mas, para variar, não vi mal algum em questionar esta tradição, que pelo visto ainda é forte para muita gente.

Não sei dizer o que cresce mais, se é o número de casamentos no Brasil ou taxa de divórcio por aqui. Entender porque estes índices competem entre si, está longe da minha alçada, mas não deixa de ser curioso o grande esforço físico e financeiro que é depositado em cerimônias matrimoniais.

Desde que me entendo como gente, ouço minha mãe sonhar em como seria meu casamento. Pode até ser que a minha opinião mude, mas a verdade é que nunca me vi entrando em uma igreja, de véu e grinalda, a espera de uma aliança.

Eu vejo o casamento como um compromisso, e para mim, nem todos os compromissos precisam ser firmados por uma benção dentro da igreja. Morar junto exige tanta promessa quanto às contas que precisam ser pagas no final do mês. Os melhores votos de felicidade são ditos através dos gestos e os melhores convidados são os amigos e familiares presente nos almoços de domingo na sua casa.

Quanto as separações, quando necessárias, irão pesar sempre no coração, independente de como foi bom e bonito o inicio oficial de uma vida a dois.  

Cerimônias são lindas e algumas até me fazem chorar. Mas bonito mesmo é viver o dia-a-dia, e aceitar cada um do jeito que é mesmo depois de anos juntos. No final das contas, o gostoso mesmo é o tal do ‘amar e respeitar’, mas não até que a morte os separe e sim até quando o carinho durar.

You Might Also Like

10 comentários

  1. Não há o que comentar a mais, quando o que tinha de ser dito, já foi. =] espectativas, sempre quando exageradas, e ainda mais quando entram as expectativas de terceiros, nunca foi uma boa pedida. O gostoso é viver o que cada um tem a oferece ao outro, respeitando os contrapontos, como dito, "amar e respeitar", enquanto durar.

    ResponderExcluir
  2. Ive foi um texto pequeno, mas um dos melhores que eu li aqui. Eu acho que você falou bem do casamento. Eu acho que morar junto tem que preceder o casamento, nós só conhecemos alguem quando dividimos o banheiro diariamente, quando percebermos que incomoda ver roupa espalhada pelo quarto e quando a pessoa nao joga o lixo fora. Eu quero casar, pq eu quero festa, mas acho uma hipocrisia você prometer algo que nao pode cumprir e jurar na frente do padre, da pessoa amada e dos amigos que nao vai trair, vc realmente n vai trair? Eu namoro a 7 anos e escuto everyday, quando vai casar? Eu respondo "nunca" ou "quando quiser e puder", tudo tem seu tempo!

    ResponderExcluir
  3. O texto traduz exatamente o que penso. Tenho preguiça só de me imaginar organizando meu casamento

    ResponderExcluir
  4. ...e quando vocês perceberem que o "se juntar" é muita mais do que simples votos no altar de uma igreja, ai sim, vão entender o significado profundo da palavra CEDER!
    Beijos da pessoa ajuntada a 2 anos, semi-junta a 3 anos e um total-geral de 7 anos, rsrs
    (entendam a conta!rs)

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto, acho casar desnecessário e muito chato!

    Tem coisa pior que ficar horas se maquiado, arrumando cabelo, escolhendo vestido e ainda aguentar um maldito salto alto?

    Dá mil chibatadas que é melhor!!

    Tenho preguiça só de pensar em casar, quem dirás, em organizar meu casamento.

    Boa sorte aos que ainda acreditam nesta relação matrimonial tradicional, para mim, ultrapassada e fracassada.

    ResponderExcluir
  6. Que mal vai questionar uma instituição que pelos números tem se mostrado não tão bem sucedida assim... Se tratando de uma geminiana rabugenta, diga-se com olhar crítico e cético demais para algumas convenções, voto no "Quer contrato maior do que o simples fato de viver um compromisso"? Acho que vai além do cartório, do padre, das alianças e testemunhas.

    ResponderExcluir
  7. Dona mocinha, o padre deveria dizer "a lei é dura, mas é a lei", ou seja, acabaram de se lascar rsrs

    ResponderExcluir
  8. É melhor ser alegre que encarcerado pela lei de Deus, a não ser que a ideia seja fazer um samba com toda tristeza!

    ResponderExcluir
  9. Compromisso com a relação, Lari. É exatamente isso que defendo e que busco também. E para mim, este compromisso não precisa de um contrato.

    Quando penso em maquiagens e vestidos eu n me canso, Cal. Mas insira um salto alto nesta sentença que a história muda de figura! Rsrs...

    Acho que o no final das contas o que vale é ser feliz não mesmo? Eu, até agora, escolhi ser feliz sem o papel. Mas também não vejo mal algum naqueles que o fazem. =)

    Beijos e obrigada pelos comentários, sempre bem vindos, de todos! ;)

    ResponderExcluir

Flickr Images